PEDRO HENRIQUE SOARES RAMOS

Pedro Ramos é considerado um dos principais especialistas sobre neutralidade da rede na América Latina, e reconhecido em diversos fóruns internacionais como um dos principais pesquisadores sobre a intersecção entre o tema e o desenvolvimento econômico e social em países emergentes.

Graduado pela Universidade de São Paulo, cursou pós-graduação no Instituto Internacional de Ciências Sociais (associado ao IESE Business School) e na University of Southern California, sendo Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas.

Desde 2012, pesquisa o tema de neutralidade da rede, inicialmente vinculado à Fundação Getúlio Vargas e ao Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da USP. Em 2014, foi visiting scholar na Stanford Law School, onde atuou junto com a equipe de pesquisa do Center of Internet and Society da universidade, sob supervisão da diretora do centro, Barbara van Schewick. Nesse período, teve trabalhos citados pelo Wall Street Journal e um artigo apresentado na Telecommunications Policy and Research Conference, principal conferência de telecomunicações dos EUA.

Em 2015, foi pesquisador associado do Internet Lab, onde desenvolveu contribuições às consultas públicas sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet, e apresentou trabalhos sobre o tema de zero-rating no Internet Governance Forum da ONU em 2015.

Entre 2015 e 2016, foi consultor ad hoc do Ministério da Justiça para a redação do decreto regulamentador do Marco Civil. Diversas sugestões das contribuições públicas apresentadas nesse período foram aceitas na redação final, que teve forte influência na definição da política pública adotada por esse ministério e pela Casa Civil. Em 2016, foi professor convidado na London School of Economics em aulas sobre a experiência brasileira com o Marco Civil da Internet, e também foi professor convidado na Cornell Law School, onde apresentou um artigo sobre os efeitos da regulação da rede na redução do abismo digital.

Em 2017, foi professor do curso de governança do Comitê Gestor da Internet e um dos palestrantes do Mozilla Festival em Londres, além de ter atuado como conselheiro de associações do setor de tecnologia e empreendedorismo, como o Grupo Dínamo, a Associação Brasileira de Startups e do Internet Advertising Bureau Brasil, além de ser mentor e facilitador em entidades de apoio ao empreendedorismo, como a Startup Farm, Startup Weekend e Anjos do Brasil.

Em paralelo com sua carreira acadêmica, Pedro é sócio do Baptista Luz Advogados, com cerca de 10 anos de experiência no atendimento a empresas de tecnologia, publicidade, telecomunicações e mobile, com foco nas áreas de Transações de Tecnologia, Propriedade Intelectual e Proteção de Dados.